domingo, 23 de março de 2025

1º TRIMESTRE - MATEMÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS

Nas semanas anteriores, estudamos 

  1. Linguagens

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.

Agora, vamos estudar um pouco sobre 



  1. Matemática

Componente curricular: Matemática.

 BNCC foca no que o aluno precisa desenvolver para que o conhecimento matemático seja ferramenta para ler, compreender e transformar a realidade.

É interessantes como a  Matemática é conceituada enquanto “ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos” e, ainda, “uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções”

A Base foca no que o aluno precisa desenvolver, para que o conhecimento matemático seja uma ferramenta para ler, compreender e transformar a realidade.

"O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento matemático que assegura aos alunos reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e percebe o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição)" BNCC

CONTINUANDO

"Os processos matemáticos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento de projetos e da modelagem podem ser citados como formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Esses processos de aprendizagem são potencialmente ricos para o desenvolvimento de competências fundamentais para o letramento matemático: raciocínio, representação, comunicação e argumentação."

Organização de conteúdos
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além das unidades NúmerosGeometria e Grandezas e Medidas, aparecem duas novas: Álgebra e Probabilidade e Estatística

Não se trata de um “adiantamento” do conteúdo, mas de trabalhar desde o início do Fundamental um modo de pensar que será utilizado mais tarde, quando conteúdos como Equações – típico da álgebra – ou cálculos de probabilidade entrarem em cena.

Na prática

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. 

As noções de igualdade e equivalência, que depois ajudam a compreender o conceito de equações, podem ser trabalhados ao pensar em como diferentes somas podem sempre dar o mesmo resultado. 


NÚMEROS

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação a essa temática é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentem e justifiquem os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados. No tocante aos cálculos, espera-se que os alunos desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras. Nessa fase espera-se também o desenvolvimento de habilidades no que se refere à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais por meio da identificação e compreensãode características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos algarismos. Na perspectiva de que os alunos aprofundem a noção de número, é importante colocá-los diante de tarefas, como as que envolvem medições, nas quais os números naturais não são suficientes para resolvê-las, indicando a necessidade dos números racionais tanto na representação decimal quanto na fracionária

ÁLGEBRA

 (...) é imprescindível que algumas dimensões do trabalho com a álgebra estejam presentes nos processos de ensino e aprendizagem desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, como as ideias de regularidade, generalização de padrões e propriedades da igualdade. No entanto, nessa fase, não se propõe o uso de letras para expressar regularidades, por mais simples que sejam. A relação dessa unidade temática com a de Números é bastante evidente no trabalho com sequências (recursivas e repetitivas), seja na ação de completar uma sequência com elementos ausentes, seja na construção de sequências segundo uma determinada regra de formação. A relação de equivalência pode ter seu início com atividades simples, envolvendo a igualdade, como reconhecer que se 2 + 3 = 5 e 5 = 4 + 1, então 2 + 3 = 4 + 1. Atividades como essa contribuem para a compreensão de que o sinal de igualdade não é apenas a indicação de uma operação a ser feita. A noção intuitiva de função pode ser explorada por meio da resolução de problemas envolvendo a variação proporcional direta entre duas grandezas (sem utilizar a regra de três), como: “Se com duas medidas de suco concentrado eu obtenho três litros de refresco, quantas medidas desse suco concentrado eu preciso para ter doze litros de refresco?”

GEOMETRIA

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, espera-se que os alunos identifiquem e estabeleçam pontos de referência para a localização e o deslocamento de objetos, construam representações de  espaços conhecidos e estimem distâncias, usando, como suporte, mapas (em papel, tablets ou smartphones), croquis e outras representações. Em relação às formas, espera-se que os alunos indiquem características das formas geométricas tridimensionais e bidimensionais, associem figuras espaciais a suas planificações e vice-versa. Espera-se, também, que nomeiem e comparem polígonos, por meio de propriedades relativas aos lados, vértices e ângulos. O estudo das simetrias deve ser iniciado por meio da manipulação de representações de figuras geométricas planas em quadriculados ou no plano cartesiano, e com recurso de softwares de geometria dinâmica. 

GRANDEZAS E MEDIDAS

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa é que os alunos reconheçam que medir é comparar uma grandeza com uma unidade e expressar o resultado da comparação por meio de um número. Além disso, devem resolver problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área (de triângulos e retângulos) e capacidade e volume (de sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, recorrendo, quando necessário, a transformações entre unidades de medidas padronizadas mais usuais. Espera-se, também, que resolvam problemas sobre situações de compra e venda e desenvolvam, por exemplo, atitudes éticas e responsáveis em relação ao consumo. Sugere-se que esse processo seja iniciado utilizando, preferencialmente, unidades não convencionais para fazer as comparações e medições, o que dá sentido à ação de medir, evitando a ênfase em procedimentos de transformação de unidades convencionais. No entanto, é preciso considerar o contexto em que a escola se encontra: em escolas de regiões agrícolas, por exemplo, as medidas agrárias podem merecer maior atenção em sala de aula.


PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

No que concerne ao estudo de noções de probabilidade, a finalidade, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é promover a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos. Para isso, o início da proposta de trabalho com probabilidade está centrado no desenvolvimento da noção de aleatoriedade, de modo que os alunos compreendam que há eventos certos, eventos impossíveis e eventos prováveis. É muito comum que pessoas julguem impossíveis eventos que nunca viram acontecer. Nessa fase, é importante que os alunos verbalizem, em eventos que envolvem o acaso, os resultados que poderiam ter acontecido em oposição ao que realmente aconteceu, iniciando a construção do espaço amostral. No Ensino Fundamental – Anos Finais, o estudo deve ser ampliado e aprofundado, por meio de atividades nas quais os alunos façam experimentos aleatórios e simulações para confrontar os resultados obtidos com a probabilidade teórica – probabilidade frequentista. A progressão dos conhecimentos se faz pelo aprimoramento da capacidade de enumeração dos elementos do espaço amostral, que está associada, também, aos problemas de contagem. Com relação à estatística, os primeiros passos envolvem o trabalho com a coleta e a organização de dados de uma pesquisa de interesse dos alunos. O planejamento de como fazer a pesquisa ajuda a compreender o papel da estatística no cotidiano dos alunos. Assim, a leitura, a interpretação e a construção de tabelas e gráficos têm papel fundamental, bem como a forma de produção de texto escrito para a comunicação de dados, pois é preciso compreender que o texto 

1º TRIMESTRE - PRÁTICAS DE LINGUAGEM IV

 

 Alfabetização

Outro aspecto que muda com a BNCC Ensino Fundamental − Anos iniciais é a alfabetização. A partir da implementação da Base, toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2º ano. Antes, esse prazo era até o terceiro ano – de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Portanto, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco da ação pedagógica deve ser a alfabetização. Isso é sistematizado pela BNCC nos tópicos abaixo, que mostram as competências e as habilidades envolvidas no processo de alfabetização, e que a criança deve desenvolver:

  • Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);
  • Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script);
  • Conhecer o alfabeto;
  • Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;
  • Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
  • Saber decodificar palavras e textos escritos;
  • Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
  • Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).

Então, se a alfabetização deve ser concluída ao final do 2º ano, o aluno já deve sair dessa etapa escrevendo tudo corretamente? Não! No final desse período ele deve desenvolver as competências e habilidades que te mostramos acima.

Ao longo dos próximos anos processo de alfabetização será complementado com foco na ortografia, que ampliará os conhecimentos e as habilidades linguísticas do estudante.

segunda-feira, 17 de março de 2025

TRABALHOS, DATAS E PONTUAÇÃO

TURMA 3001

 

EXPOSIÇÃO/OFICINA

Mulheres que fizeram História

4,0

3ª FEIRA 01/04

HORÁRIO DE FTMEJA

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

 

18/03

01/04

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

x

 

x

X 3,0

PDAE

x

x

 

X 4,0

FTMEJA

x

x

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 

Turma 3002

 

EXPOSIÇÃO/OFICINA

Mulheres que fizeram História

4,0

2ª FEIRA 31/03

TARDE

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

PDAE

X

X

X4,0

FTMEJA

X

X

X 4,0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TURMA 3003

 

EXPOSIÇÃO/OFICINA

Mulheres que fizeram História

4,0

3ª FEIRA 1º/04

MANHÃ

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

 

20/03

03/04

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

X

 

X

X 3,0

PDAE

X

X

 

X 4,0

FTMEJA

X

X

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 

TURMA 3004

 

EXPOSIÇÃO

Mulheres que fizeram História

4,0

2ª FEIRA 31/03

MANHÃ

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

 

24/03

31/03

TARDE

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

X

 

X

X 3,0

FTMEJA

X

X

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 TURMA 3004

APROVEITANDO O TRABALHO INICIADO PELA PROFESSORA DE ATELIÊ PEDAGÓGICO, CONTINUARES A PESQUISA DAS PERSONALIDADES FEMININAS QUE SE DESTACARAM NA CIÊNCIA POR SUAS PARTICIPAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES À SOCIEDADE.

OBJETIVO

APRESENTAR A VALORIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE

PROMOVER O SOCNHECIMENTO HISTÓRICO

PERCEBER QUE O RESPEITO, A SOLIDARIEDADE E A LIBERDADE SÃO VALORES QUE SUSTENTAM A VIDA EM SOCIEDADE.

STANDES

8 GRUPOS FARÃO A APRESENTAÇÃO DE UMA PERSONALIDADE FEMININA COM CARTAZ E EXPOSIÇÃO DE OBJETOS

CARTAZ – FOTOS E FATOS HISTÓRICOS, ASSIM COMO, DADOS (NOME, ONDE NASCEU ETC.) O GRUPO DEVE CONVERSAR COM OS VISITANTES APRESENTANDO A PERSONALIDADE ESCOLHIDA. TODOS DO GRUPO DEVEM FALAR, POR ISSO, PESQUISEM. TRAGAM MATERIAL.

OBJETOS – O GRUPO PODE ELABORAR, CONFECCIONAR ALGUM OBJETO PARA DEMONSTRAR A PESQUISA OU DESCOBERTA DA PERSONALIDADE PESQUISADA.

OBSERVAÇÃO – SE ALGUÉM DO GRPO QUISER, PODERÁ SE CARACTERIZAR.

DAR UMA LEMBRANÇA PARA OS VISITANTES. SUGESTÃO: MARCADOR DE LIVRO, FLOR DE DOBRADURA ETC. NÃO PODE SER, ABSOLUTAMENTE, NADA DE COMER: BALA, DOCE...

OPERACIONALIZAÇÃO

GRUPO RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO, ARRUMAÇÃO E ORNAMENTAÇÃO DA SALA

CONTACTAR PROFESSOR (COM ANTECEDÊNCIA) QUE TENHA DISPONIBILIDADE PARA TRAZER SUA TURMA

ENTREGAR CONVITE PARA O PROFESSOR COM O NOME DA EXPOSIÇÃO, OBJETIVO, DIA, HORÁRIO E LOCAL

RECEPCIONAR OS VISITANTES (ELABORAR LISTA DE ASSINATURA), ORGANIZAR A FILA

ENCAMINHAR, DISTRIBUINDO OS VISITANTES DENTRO DA SALA PARA QUE NÃO FIQUEM TODOS EM UM STANDE


TURMA 3005

 

EXPOSIÇÃO/DINÂMICAS

Combate

Ao Bullying, Cyberbullying e prevenção de Violência nas escolas

4,0

4ª FEIRA 02/04

MANHÃ

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

 

17/03

31/03

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

X

 

X

X 3,0

FTMEJA

X

X

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 

TURMA 3006

 

CAMPANHA DO ABRAÇO

Combate

Ao Bullying, Cyberbullying e prevenção de Violência nas escolas

4,0

5ª FEIRA

MANHÃ

HORÁRIO DO RECREIO

03/04

 

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

X

 

X

X 3,0

FTMEJA

X

X

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 


domingo, 16 de março de 2025

1º TRIMESTRE - ATIVIDADE EM SALA - FTMEF 17/03 a 21/03

  ATIVIDADE EM SALA - FTMEF 17/03 a 21/03

(Entrega na aula de FTMEF (na semana de 31 de março a 04 de abril) 

Apresentar recurso e descrever como faria a atividade

3,0 PONTOS


ONOMATOPÉIA - 

  1. linguística
    formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada, com os recursos de que a língua dispõe, de um som natural a ela associado; onomatopoese.
    • linguísticagramática
      a palavra assim formada (p.ex.: pumtique-taqueatchimchuá-chuázum-zum etc.).

LÍNGUA PORTUGUESA 1º AO 2º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETO DE CONHECIMENTO

HABILIDADE

Todos os Campos

 

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Elabore em folha de caderno, uma atividade interessante e criativa (descreva, explicando) para atender a estes descritores. Não esqueça de citar qual texto utilizaria, outros recursos e de elaborar objetivo específico para a atividade.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ao 2º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETO DE CONHECIMENTO

HABILIDADE

Todos os Campos

 

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Segmentação de palavras

(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco

Elabore em folha de caderno, uma atividade interessante e criativa (descreva, explicando) para atender a estes descritores. Não esqueça de citar qual texto utilizaria, outros recursos e de elaborar objetivo específico para a atividade.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 1º AO 2º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETO DE CONHECIMENTO

HABILIDADE

Todos os Campos

 

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Elabore em folha de caderno, uma atividade interessante e criativa (descreva, explicando) para atender a estes descritores. Não esqueça de citar qual texto utilizaria, outros recursos e de elaborar objetivo específico para a atividade.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 1º AO 2º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETO DE CONHECIMENTO

HABILIDADE

Todos os Campos

 

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas

Elabore em folha de caderno, uma atividade interessante e criativa (descreva, explicando) para atender a estes descritores. Não esqueça de citar qual texto utilizaria, outros recursos e de elaborar objetivo específico para a atividade.

  

LÍNGUA PORTUGUESA 1º AO 5º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETO DE CONHECIMENTO

HABILIDADE

Campo Artístico Literário

 

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Leitura de imagens em narrativas visuais

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Elabore em folha de caderno, uma atividade interessante e criativa (descreva, explicando) para atender a estes descritores. Não esqueça de citar qual texto utilizaria, outros recursos e de elaborar objetivo específico para a atividade.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 1º AO 5º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETO DE CONHECIMENTO

HABILIDADE

Campo Artístico Literário

 

Oralidade

Contagem de histórias

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor

Elabore em folha de caderno, uma atividade interessante e criativa (descreva, explicando) para atender a estes descritores. Não esqueça de citar qual texto utilizaria, outros recursos e de elaborar objetivo específico para a atividade.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 1º AO 2º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETO DE CONHECIMENTO

HABILIDADE

Campo das Práticas de estudo e pesquisa

 

Escrita (compartilhada e autônoma)

Produção de textos

(EF02LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Elabore em folha de caderno, uma atividade interessante e criativa (descreva, explicando) para atender a estes descritores. Não esqueça de citar qual texto utilizaria, outros recursos e de elaborar objetivo específico para a atividade.

 

LÍNGUA PORTUGUESA 1º AO 2º ANO

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETO DE CONHECIMENTO

HABILIDADE

Campo da Vida Cotidiana

 

Escrita (compartilhada e autônoma)

Escrita autônoma e compartilhada

(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Elabore em folha de caderno, uma atividade interessante e criativa (descreva, explicando) para atender a estes descritores. Não esqueça de citar qual texto utilizaria, outros recursos e de elaborar objetivo específico para a atividade.

 

PARA QUEM ESQUECEU:

CAMPOS DE ATUAÇÃO DAS PRÁTICAS

 

CAMPO DA VIDA COTIDIANA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional. Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/ cartum, dentre outros

CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura/escrita que possibilitem conhecer os textos expositivos e argumentativos, a linguagem e as práticas relacionadas ao estudo, à pesquisa e à divulgação científica, favorecendo a aprendizagem dentro e fora da escola. Alguns gêneros deste campo em mídia impressa ou digital: enunciados de tarefas escolares; relatos de experimentos; quadros; gráficos; tabelas; infográficos; diagramas; entrevistas; notas de divulgação científica; verbetes de enciclopédia.

CAMPO DA VIDA PÚBLICA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura e escrita, especialmente de textos das esferas jornalística, publicitária, política, jurídica e reivindicatória, contemplando temas que impactam a cidadania e o exercício de direitos. Alguns gêneros textuais deste campo: notas; álbuns noticiosos; notícias; reportagens; cartas do leitor (revista infantil); comentários em sites para criança; textos de campanhas de conscientização; Estatuto da Criança e do Adolescente; abaixo-assinados; cartas de reclamação, regras e regulamentos.

3º TRIMESTRE - TRABALHO (3,0) FTMEF / FTMEJA/ PDAE

TRABALHO SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENT...