Questionário - valendo 2 pontos
1) Explique o porquê da Geografia ser apontada pela BNCC como uma ferramenta para, cujo componente curricular, permite as crianças compreenderem o mundo e ampliar sua leitura deste.
2) Quais as formas de expressar o conceito de identidade na Geografia?
3) O que entende por pensamento espacial e raciocínio geográfico?
4) Quais os conceitos trabalhados da Geografia nas séries iniciais do EF?
5) Cite as Unidades temáticas de Geografia e defina com uma frase cada uma delas.
Texto da BNCC para base
Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Ao mesmo tempo, a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, expresso de diferentes formas:
na compreensão perceptiva da paisagem, que ganha significado à medida que, ao observá-la, nota-se a vivência dos indivíduos e da coletividade;
nas relações com os lugares vividos;
nos costumes que resgatam a nossa memória social;
na identidade cultural;
e na consciência de que somos sujeitos da história, distintos uns dos outros e, por isso, convictos das nossas diferenças.
Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico.
O pensamento espacial está associado ao desenvolvimento intelectual que integra conhecimentos não somente da Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura). Essa interação visa à resolução de problemas que envolvem mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície terrestre, efeitos de distância, relações hierárquicas, tendências à centralização e à dispersão, efeitos da proximidade e vizinhança etc.
O raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios** para compreender aspectos fundamentais da realidade:
a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre,
o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e
as ações antrópicas.*
* atividades realizadas pelo ser humano que alteram ou interferem no meio ambiente, podendo causar impactos tanto positivos quanto negativos. Atualmente, o termo é mais associado a prejuízos ambientais.
** Analogia, diferenciação, conexão, distribuição, extensão, localização, ordem.
Também temos conceitos básicos importantes para a compreensão dessa leitura de mundo:
A BNCC está organizada com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, diferenciados por níveis de complexidade.
Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico: território, lugar, região, natureza e paisagem.
O conceito de espaço é inseparável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo. Assim como para a História, o tempo é para a Geografia uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário